* As informações deste banco de dados são apenas para pesquisa. Não recomendamos automedicação. Procure sempre um profissional habilitado. *


Amora Branca

Amora Branca
Nome Popular: Amora Branca

Outros nomes: amora, white mulberry (inglês), amoreira-branca, morera (espanhol).

Nome Científico: Morus alba L.

Família: Moraceae.

Nomes Botânicos: Morus alba var. tatarica (L.) Ser., Morus intermedia Perr., Morus tatarica L., . M. constantinopolitanaPoir., M. indica L.

Nome Farmacêutico: Mori folium, Mori radix, Mori fructus, Mori ramulus, Mori cortex

Partes Usadas: folhas, frutos, ramos, raiz e casca.

Sabor: amargo doce e refescante.

Constituintes Químicos: vitamina A, B¹, B², C e P, manganês, morin, dihydromorin, maclurin, dihidrokaempterol, mullberrin, 2, 4, 4´, t-tetrahidroxybenzophenone, mulberrochromene, cyclomulberrochromene, anthocianinas, artocapin, flavonoides como rutina, taninos, mucilagens, peptona, ácidos orgânicos: málico e cítrico, óleos essenciais e gomas.

Propriedades Medicinais: emoliente, expectorante, laxante, refrescante, antirreumático, anti-hipertensivo, diurético, expectorante, anti-inflamatório, peitoral, antitussígeno, antipruriginoso, aperiente, hipoglicemiante.

Indicações (Uso Interno): diabete, inflamação da garganta, dentes e boca, diarreia leve (fruto), diarreia forte (raiz), disenteria (raiz), problemas intestinais (raiz), remove obstruções do trato intestinal, elimina muco dos pulmões, afecções pulmonares, para inflamações das mucosas do sistema respiratório, prisão de ventre, glomerulonefrites, febres, cefaleia, amigdalites, secreção espessa amarelada, olhos vermelhos, dor ocular, visão turva, hematêmese, hemorragias.

Indicações (Uso Externo): dermatoses, eczemas, erupções cutâneas, escurece os cabelos (folha).

Indicações Pediátricas: afecções da boca, aftas, dentes, garganta e pulmão. Anti-inflamatório das mucosas do sistema respiratório, tosse, erupções cutâneas.

Utilizações na MTC: nome chinês – Sang Ye, Sang Zhi ou Sang Gen Bai Pi. Elimina calor e calor tóxico. Dispersa secura, clareia e hidrata os pulmões. Para síndromes de invasão de secura e calor que agride o Qi dos pulmões e provoca secura na garganta e sede, tosse seca sem fleuma (ou pouca fleuma) e catarro ao levantar pela manhã. Síndrome Bi causada por invasão de vento umidade que obstrui os canais e colaterais. RAMOS: Elimina calor e umidade no Aquecedor Inferior. Em padrões de umidade-calor obstruindo o Qi do rim, com febre, dor lombar, urina turva e pouca diurese. Controla o fogo e o vento do fígado. Para padrões de ascensão do fogo do fígado com olhos avermelhados, irritação, cefaleia pulsátil, epistaxe ou agitação do vento com vertigens e espasmos na parte superior do corpo. Imunoestimulante. Para reduzir edemas, principalmente nos membros superiores. FRUTO: tonifica o sangue e acalma a mente. Para insônia, palpitações, memória fraca, tonturas, língua pálida, oligomenorréia ou amenorreia. Tonifica o Yin e nutre a essência. Umedece as fezes. Em deficiência da essência do Rim, com insônia, emagrecimento, tonturas, zumbidos, lombalgia crônica e fraqueza nos membros inferiores. Em casos de constipação por deficiência de fluidos ou sangue, com fezes ressecadas e desconforto nos flancos que melhora com pressão. CASCA: drena o calor do pulmão e alivia a tosse. Tose por calor do pulmão, com febre ou calor no tórax, dispneia, tosse com expectoração amarela e saburra amarela na língua. Clareia calor do fígado. Em hiperatividade do Yang do fígado com nervosismo, insônia, olhos e face avermelhados, cefaleia e gosto amargo na boca. Em hipertensão com sinais de calor. Drena umidade e abre as passagens de água. Para edemas na parte superior do corpo por bloqueio dos Aquecedores. Para padrões de ataque de umidade-calor ao exterior, como nas síndromes dos 3 Aquecedores. FOLHAS: dispersam vento e calor do pulmão. Clareiam o fígado e os olhos. Resfriam o sangue e cessam hemorragia. Efeito hiperglicêmico. Para deficiência do Yin do Fígado e ataques de vento-calor. Em vômitos de sangue devido ao calor no sangue. Na secura do pulmão e da boca. Associar com Cálcio de Ostra (ostrea gigas) para tonturas e vertigens devido a ascensão do Yang do fígado. Associar com Gergelim (sesamun indicum) para tontura e vertigem devida a deficiência do Yin do Fígado e do Rim.

Classificação da Erva na MTC: CASCA: categoria 2 – ervas para calor excessivo dentro do corpo. RAMOS - categoria 5 – ervas para reduzir a umidade do corpo • categoria 10 – ervas para suprimir a tosse e reduzir catarro. FRUTO - categoria 16 – ervas para corrigir deficiências (tônico do sangue, tônico do Qi e tônico do Yin).

Elemento predominante na MTC: Madeira e Metal

Atuação nos Canais: Pulmões, Fígado, Rim, Coração e Baço.

Ayurveda (Ação nos doshas): tridosha.

Rasa: amargo.

Virya: fria.

Vipaka: picante.

Informações em outros sistemas de saúde: nada consta nas fontes de pesquisa consultadas.

Aromaterapia: nada consta nas fontes de pesquisa consultadas.

Floral:nada consta nas fontes de pesquisa consultadas.

Homeopatia: nada consta nas fontes de pesquisa consultadas.

Contra-indicações: na diarreia crônica.

Interações medicamentosas: nada consta nas fontes de pesquisa consultadas.

Uso Veterinário: experimentos em coelhos e carneiros observaram aceleração do crescimento dos pelos nestes animais. Ratos e coelhos tiveram diminuição da pressão arterial em experimentos.

Cultivo: nada consta nas fontes de pesquisa consultadas.

Planeta regente: nada consta nas fontes de pesquisa consultadas.

Indicações energéticas ou mágicas: erva associada ao signo de Virgem.

Habitat: originária da China, onde é cultivada como alimento do Bicho-da-Seda. Planta de grande rusticidade adaptada ao Brasil.

Informações clínicas e/ou científicas: a longo prazo, o uso de 250 vezes a dose normal para humanos, produziu danos no fígado e no rim (BENSKY, 1986).

Descrição botânica: nada consta nas fontes de pesquisa consultadas.

Toxicidade: sem toxicidade nas dosagens recomendadas.

Colaboradores: RODRIGO SILVEIRA – Fitoterapeuta, Coach de Qualidade de Vida, Escritor, Palestrante e Professor, criador do ERVANARIUM: http://www.ervanarium.com.br/profissional/8/rodrigo-silveira.

Observações: administrar com mel em casos de tosse.

Fontes de pesquisa: http://www.plantamed.com.br/ • A astrologia da Mãe-Terra - Márcia Starck - Pensamento • Anastásia Benvinda - plantas populares - Biblioteca Virtual • Chinese and related North American Herbs - phytopharmacology and therapeutics values - Thomas S. C. Li - CRC Press • Chinese Herbal Formulas - treatment principles and composition strategies - Yifan Yang - Churchill Livingstone • ITF - Índice Terapêutico Fitoterápico - EPUB • Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras - Alex Botsaris - Editora Ícone • Manual de Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras - Mary Lannes Salles Leite - Icone Editora •



REDES SOCIAIS

ERVANARIUM
contato@ervanarium.com.br




© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados à Ervanarium