BLOG ERVANARIUM

11 doces razões para comer mel

Os benefícios do mel são inúmeros e impressionantes.

Aqui vão 11 super razões para você incluir o mel em sua alimentação, o quanto antes.

1º - Fortalecimento da imunidade.

Além de fortalecer o sistema imunológico e ser um produto natural com inúmeros benefícios á saúde, o mel nos oferece um açúcar saudável e possui muitos nutrientes essenciais que ajudam o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue.

2º - Prevenção de danos cerebrais

3º - Melhoria da pele e dos cabelos

O mel tem propriedades antibióticas e princípios ativos que possibilitam seu uso para tratamento estético. Sua pele e cabelos, podem se beneficiar das propriedades deste presente da natureza.

Suas qualidades antibacterianas são particularmente úteis para a pele, e, quando utilizado juntamente com os outros ingredientes, também pode ser hidratante nutritivo. Para realizar um tratamento de beleza em casa, você provavelmente já tem todos os ingredientes em sua cozinha.

4º - Acelerador do metabolismo

Assim como a pimenta e o chá-verde, o mel pode acelerar o metabolismo. Então, se você está precisando de uma ajuda extra na dieta, fica a dica de adicionar uma xícara de chá-verde com mel para acompanhar um lanche da tarde, sem culpa.

5º - Previne o câncer e doenças cardíacas

O mel contém flavonoides, que são antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de contrair alguns tipos de câncer e doenças cardíacas.

6º - Auxiliar no tratamento de úlceras e gastroenterite

Uma pesquisa recente mostra que o tratamento com mel pode ajudar a melhorar distúrbios, como úlceras e gastroenterite bacteriana.

7º - Melhoria da performance física

Além do alto valor energético, o mel possui conhecidas propriedades medicinais. Atletas olímpicos antigos comiam mel e figos secos para melhorar a sua performance. Esse benefício já foi comprovado em estudos modernos.

8º - Fonte de bactérias amigas do organismo

Algumas variedades de mel possuem grandes quantidades de bactérias amigáveis e inclui até seis espécies de lactobacilos e de 4 espécies de bifidobactérias. Isto pode explicar muitas das “propriedades terapêuticas misteriosas de mel. ”

9º - Poderoso cicatrizante

Na Grécia antiga, Hipócrates aplicava mel para curar feridas e os romanos qualificavam o pólen de “pó que dá vida”. Na França, milhares de pacientes utilizaram ataduras de mel no serviço de cirurgia digestiva do hospital de Limoges (centro).

10º - Equilíbrio dos doshas

O mel tem sido utilizado na medicina ayurvédica na Índia há pelo menos 4.000 anos e considera-se que ele afeta todos os três desequilíbrios materiais primitivos do corpo de forma positiva. O mel é referido nessa cultura como Yogavahi, pois tem a qualidade de penetrar nos tecidos mais profundos do corpo. Quando o mel é usado com outras preparações a base de plantas, ele melhora a qualidade medicinal dessas preparações promovendo o acesso aos tecidos mais profundos.

11º - Melhoria da visão, do peso e da sexualidade masculina

Se diz também que o mel é útil para a melhora da acuidade visual, perda de peso, para a cura da impotência e da ejaculação precoce, em distúrbios do trato urinário, na asma brônquica, diarreia e nas náuseas.

Sem abelhas, sem mel.

Das 20.000 espécies conhecidas de abelhas, apenas 7 produzem mel.

Como já dizia Albert Einstein, sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora. Sem flora, não há animais, sem animais, não haverá raça humana. Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.

Assim podemos relacionar o grau de importância desses pequenos e poderosos insetos, à vida como conhecemos no planeta Terra.

Muito mais que um alimento saudável, ou poderoso bactericida, o mel de abelhas tem vários benefícios fundamentais a nossa saúde.

Autor: Katy S. Ramos - Bióloga, colaboradora do Ervanarium
Posts Anteriores:
















































REDES SOCIAIS

ERVANARIUM
contato@ervanarium.com.br




© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados à Ervanarium