BLOG ERVANARIUM

Fitoterapia na Odontologia

A maior parte dos medicamentos atuais são derivados de plantas.

E a quantidade de pessoas buscando tratamentos fitoterápicos, principalmente pela decepção com a medicina convencional, aumenta cada dia.

Na Odontologia, o campo de pesquisa sobre fitoterápicos ainda é escasso.

Pouco material tem sido publicado ao longo dos anos, sendo mais do conhecimento popular, do que propriamente das pesquisas científicas publicadas.

Porém, isso não invalida o valor das práticas naturais na Odontologia, pois o conhecimento popular é válido e é a base que mantém viva a Fitoterapia.

Todas as áreas da Odontologia podem se beneficiar das ervas medicinais.

Por exemplo, a Endodontia, com substâncias para desinfetar os canais radiculares à base de plantas antissépticas e anti-inflamatórias, a Prótese Dentária com ervas, para desinflamar as mucosas traumatizadas pelos trabalhos protéticos, a cirurgia com ervas analgésicas e antibióticas para o pré e pós-operatório, a Estomatologia e a Periodontia, com uma infinidade de ervas que tratam várias patologias.

As formas de utilização são várias, desde tintura mãe diluída em água para bochechar, cremes, pomadas orabase, gel, etc.

Atualmente existem cremes dentais à base de plantas medicinais que são excelentes, como aloe vera (babosa), guaçatonga, aroeira, juá, etc.

Todas as áreas da saúde só têm a se beneficiar quando realizam o casamento dos conhecimentos tradicionais com as práticas atuais.

O dentista que atua com Fitoterapia, Homeopatia, Florais, etc, não deixará de usar seu arsenal de tratamentos tradicionais, como motor e brocas, anestésicos, resinas e produtos químicos, porém pode dar aos seus pacientes um tratamento diferenciado, mais suave e eficaz.

A atuação aliada com o saber tradicional torna o profissional mais humano, mais integrado à Natureza, fonte de cura e conhecimentos, e também mais certo de estar proporcionando uma verdadeira cura.

Nos próximos textos vou trazer algumas ervas que auxiliam a Odontologia em várias áreas e espero poder contribuir para o interesse dos profissionais e dos pacientes em buscar tratamentos naturais.

Até lá!

Antonio Garcia é cirurgião dentista especialista em estomatologia e prótese dentária. Pós graduado em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanianno do Brasil (IHB). Terapeuta holístico homeopata pela Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos (ABRATH).

Autor: Antonio Garcia - colaborador do ERVANARIUM
Posts Anteriores:









































REDES SOCIAIS

ERVANARIUM
contato@ervanarium.com.br




© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados à Ervanarium