BLOG ERVANARIUM

MANTENHA-SE MAIS JOVEM COM BROTOS E GERMINADOS

São embriões de plantas em pleno crescimento.

Eles são uma plantinha em seu início de desenvolvimento, em um estágio avançado de germinação da semente. É na germinação o momento em que as proteínas, carboidratos e gorduras são decompostos respectivamente em aminoácidos, açúcares e ácidos graxos, tornando-se mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo. 

A germinação é o ponto de maior vitalidade no ciclo de vida de uma planta, pois alguns nutrientes da semente multiplicam-se, como a vitamina C, que é praticamente inexistente no grão de trigo, mas que uma vez germinado aumenta seiscentos por cento o seu teor.

Normalmente os brotos possuem entre 8 cm e 10 cm de altura e apresentam folhas definidas.

Já o grão germinado, no momento inicial, aparece apenas uma pequena haste.

As sementes, que são suas precursoras, apresentam concentrações até quinze vezes maiores de enzimas, atuando diretamente na digestão e melhorando o funcionamento intestinal.

Os brotos auxiliam a eliminação de toxinas, que ficam circulando em nosso corpo.

São saudáveis, naturais, nutritivos, ricos em minerais como o fósforo, magnésio, zinco e cálcio, possuem baixas calorias e nos dão a sensação de saciedade, o que ajuda na manutenção do peso.

Dentre os benefícios dos brotos na alimentação há sua ação antioxidante, que protege as células contra a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce; são ricos em fibras, colaborando com o bom funcionamento do intestino; melhoram a disposição física; melhoram as defesas imunológicas do organismo; possuem clorofila, que ajuda na circulação sanguínea e desintoxicação do organismo além de possuírem enzimas que favorecem a multiplicação das vitaminas e dos minerais.

Existe uma variedade grande de brotos para consumo, como os de feijão, bambu, alfafa, girassol, trigo, etc.

Cada um deles possui suas devidas propriedades nutritivas. Eles duram até, no máximo, sete dias, mas quanto mais rápido forem consumidos, maior será seu potencial energético.

Tanto brotos como germinados servem para diversas preparações alimentícias, como sucos, saladas, sanduíches e refogados, o que os tornam muito fáceis de serem introduzidos como um hábito vital em nosso dia-a-dia.

Daniela Mesquita é jornalista e ministra cursos de Alimentação Viva em Florianópolis.

Autor: Daniela Mesquita é amiga e agora colunista do Ervanarium
Posts Anteriores:
























REDES SOCIAIS

ERVANARIUM
contato@ervanarium.com.br




© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados à Ervanarium